terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escala da Copa do Brasil de Futebol Feminino





A CBF, através da Comissão de Arbitragem, divulga os árbitros dos jogos de ida da segunda fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino, que acontecerão no dia 1 e 4 de setembro.



Confira a escala


Fonte: www.cbf.com.br/

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Segunda turma de árbitros em reunião com presidente do SINBAF

Dando continuidade ao evento sobre a atualização dos árbitros, de sexta-feira (26) – onde se reuniram os representantes da Federação Bahiana de Futebol, o presidente do Sindicato Baiano de Árbitros de Futebol, Arilson Bispo da Anunciação, e árbitros baianos –, aconteceu nesta tarde a segunda etapa do encontro.
 


O presidente do SINBAF volta a falar do preenchimento dos relatórios e súmulas, da necessidade de se conhecer o livro de regras e de ter um plano de trabalho antes do jogo, além das outras obrigações gerais para aqueles que almejam destaque na função.

 


Estiveram presentes hoje árbitros de Alagoinhas, Catu, Dias D’Ávila, Cachoeira e Feira de Santana.

 

 


Fonte: http://www.fbfweb.org/index.php?menu=home

sábado, 27 de agosto de 2011

Reunião entre FBF e árbitros baianos traz atualizações


Levou quase duas horas e meia a reunião entre os representantes da FBF – o Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues e o Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim – e árbitros do futebol baiano, para apresentar novidades no exercício da função, nesta sexta-feira (25).

Apesar de ter tido a duração de um filme blockbuster americano, o clima não era de entretenimento.

Ao introduzir a discussão, o Presidente falou que aquela série de encontros – acontecerão outros na próxima semana, com diferentes grupos de árbitros – era uma oportunidade, ainda que não oficializada com solenidade, de registrar a parceria entre a FBF e o Sindicato Baiano de Árbitros de Futebol (SINBAF).

 
Presidente da FBF, Ednaldo Rordrigues, falou sobre a importância do fortalecimebto do Sindicato do Árbitros
 
Segundo Ednaldo, essa união visa “o aprimoramento técnico e físico dos árbitros”. Seria mais uma forma de estreitar laços entre a própria organização e esses colaboradores do futebol baiano.

“Nós discutimos aqui o preenchimento dos relatórios e das súmulas, assim como o plano de trabalho para uma partida, que se faz necessário para otimizar o desenvolvimento da partida”, diz Arilson Bispo da Anunciação, presidente do SINBAF.

 

Só havia descontração em poucos momentos, como quando Arilson citava erros comuns de arbitragem. Enquanto uns riram, como numa comédia, outros não acharam tanta graça em certos puxões de orelha do presidente do SINBAF.

O drama era visível nos olhos dos mais sedentários, quando o tópico foi o FIFA Test, que envolve uma série de avaliações e orientações acerca da importância do bem-estar físico na atuação em campo.

“Vamos aplicar amanhã (26/08) um simulado com o pessoal que está treinando, e com os árbitros que ainda não são da FBF e nunca fizeram esse teste, para que eles possam conhecer e se preparar, até porque ele será aplicado em todas as categorias”, diz Arilson.

Já o suspense, obviamente, chegou no final do evento, quando anunciaram a escala de arbitragem dos próximos jogos do Campeonato Infantil e Juvenil 2011.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Confira escala de árbitros da 1ª rodada do Campeonato Baiano Infantil e Juvenil

 
 
 
O Departamento de Árbitros da Federação Bahia de Futebol (Dearb) divulgou nesta sexta-feira (26/08) a escala de arbitragem para a 1ª rodada do Campeonato Baiano Infantil e Juvenil 2011 (27/08).

O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim, solicita aos Srs. árbitros escalados que, ao tomarem conhecimento das suas escalas, imediatamente comuniquem-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448 e/ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala dos árbitros:
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Confira escala de árbitros para 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal




O Departamento de Árbitros da Federação Bahia de Futebol (Dearb) divulgou nesta quinta-feira (25/08) a escala de arbitragem para a 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal 2011 (28/08).

O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim, solicita aos Srs. árbitros escalados que, ao tomarem conhecimento das suas escalas, imediatamente comuniquem-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448 e/ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala dos árbitros:





Fonte: fbf.org.br

Árbitros baianos escalados para o Campeonato Brasileiro Série A




A CBF, através da Diretoria de Competições, divulga os árbitros das partidas do Campeonato Brasileiro da Série A, dos dias 31 de agosto e 1 de setembro.



Confira a escala da Série A


Fonte: http://www.cbf.com.br/

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A cultura da esperteza

   
No Campeonato Brasileiro os árbitros têm de enfrentar um inimigo cultural, a cera - sinônimo de antijogo no jargão futebolístico - que se faz presente em grande quantidade nos confrontos da Série A.

Numa pesquisa com enfoque nas três últimas rodadas (14, 15 e 16), foi constatado que das 69 vezes que um jogador recebeu atendimento, com auxílio do médico e/ou necessidade da entrada do carro-maca, sua equipe estava vencendo ou, no mínimo, empatando em 64 oportunidades (92%). Ao todo, nas três rodadas citadas, houve 28 paralisações de jogo por conta de lesões, sejam elas forjadas ou não, em situações em que não houve a necessidade da entrada da maca. Curiosamente, atletas de times que estavam em desvantagem no marcador não precisaram de atendimento médico simples. Afinal, eles corriam contra o tempo para buscar o resultado. Ex-árbitro e hoje comentarista da TV Globo, José Roberto Wright diz que o futebol brasileiro tem de passar por um processo de reeducação em relação ao assunto. Segundo ele, as táticas de antijogo ficaram ultrapassadas com a modernidade do espetáculo, cercado de câmeras vigilantes. Com isso, a arbitragem tem de ficar mais atenta para não ser surpreendida pelos espertinhos. - Brasil, é muito difícil lidar com a cera. O jogador é atingido na barriga e coloca a mão no rosto. O árbitro não é médico para diagnosticar e só pode aplicar o cartão se tiver a certeza de que está sendo enganado. Você nunca vê um jogador do time que está perdendo cair no chão. Lembro uma vez que o Edinho simulou uma lesão e saiu. Levantou logo que deixou o campo, e fiquei uns quatro minutos sem olhar para lá. E ele louco para entrar. Ficou uns quatro minutos de castigo - declarou Wright, divertindo-se ao falar da situação inusitada. Os árbitros do Brasileirão, no entanto, tem a sua parcela de conivência com a cera. Em 23 das 30 partidas analisadas, os acréscimos foram de três ou quatro minutos no segundo tempo, independentemente do número de atendimentos médicos e substituições. Apenas no jogo Cruzeiro 0 x 1 Flamengo, que teve Paulo César Oliveira na arbitragem, foram dados seis minutos a mais. Um caso raro aconteceu na final do primeiro turno do Gauchão deste ano, quando o árbitro Márcio Chagas da Silva acrescentou oito minutos. O Caxias, que vencia por 2 a 1 aos 45 da etapa final, buscou paralisar o jogo a todo momento. Um exemplo disso foi que seus três atletas substituídos caíram pedindo atendimento médico antes de deixarem o campo. Aos 50 minutos, o time da capital empatou, levou a decisão para os pênaltis e venceu. Chagas foi elogiado pelo ex-árbitro Leonardo Gaciba por sua decisão.


Fonte: Globoesporte.com 

CA-CBF divulga listas da RENAF




Sálvio Spínola lidera RENAF
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou no dia 15 de agosto a RENAF (Relação Nacional dos Árbitros) atualizada. Nela constam duas listas, uma internacional com base apenas em jogos internacionais e uma nacional, com base em jogos realizados nas temporadas 2008, 2009 e 2010. Na classificação internacional, o gaúcho Leandro Vuaden aparece na quarta colocação, atrás do paranaense Héber Roberto Lopes e dos paulistas Sálvio Spínola Fagundes Filho e Paulo César Oliveira em terceiro. No mesmo quadro, entre os assistentes, Altemir Hausmann, do Rio Grande do Sul, é o número um, logo atrás vem Roberto Braatz do Paraná e o baiano Alessandro Álvaro Rocha de Matos em terceiro.
Na relação nacional, os três primeiros árbitros são os mesmos da relação internacional, apenas muda a ordem no primeiro e no segundo lugar. Aqui em nosso país, Sálvio Spínola é o número um e Héber Lopes o segundo, com Paulo César ocupando a terceira posição, a mesma que ele ocupa na relação internacional. Neste caso, Leandro Vuaden está na sétima colocação. A lista nacional dos assistentes não muda nada, os três primeiros da lista internacional, liderada por Altemir, também são e na mesma ordem da lista nacional.
Entre os árbitros aspirantes FIFA, o candango Wilton Pereira Sampaio é o primeiro. Márcio Chagas da Silva ocupa a nona colocação. A gaúcha Tatiana Jacques de Freitas está em terceiro lugar entre as assistentes aspirantes FIFA.
Entre os assistentes do quadro CBF1, Marcelo Bertanha Barison aparece em segundo lugar. Fabricio Neves Correa aparece em terceiro lugar, na lista dos árbitros CBF2.





Fonte: Safergs e Blog do Marça

Copa do Brasil Feminina dá oportunidade para mulheres na arbitragem



Auxiliar Loiziane Schappo participou da 1ª rodada
A CBF promove desde a última quinta-feira, 18 de agosto, a quinta edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A competição, em sua versão 2011, continua com o caráter de verdadeira dimensão nacional, com a participação de 32 clubes e representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
A Copa do Brasil de Futebol Feminino 2011 teve os 16 jogos de ida da fase classificatória na quinta-feira - os de volta serão na próxima quinta, 25 de agosto.
O campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata mata.
Entre os 32 times estão clubes que disputam o Brasileiro da Série A masculino como Vasco da Gama, Santos e Atlético Mineiro. O clube campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2011 disputará a Libertadores da América de 2012.
O Duque de Caxias/RJ foi o campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2010.
A arbitragem durante a competição será mesclada entre os sexos masculino e feminino. A presença de árbitras e assistentes evidencia grande oportunidade para que as mulheres ganhem força na carreira predominantemente dominada por homens.

Fonte: cbf.com.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mulheres são destaques na 4ª rodada do Intermunicipal

Os marmanjos que se cuidem. Nove mulheres estão escaladas para trabalhar na 4ª rodada do Intermunicipal, com 32 partidas programadas para este domingo (21), todas começando às 15h.

Conforme a programação do Departamento de Árbitros da Federação Bahiana de Futebol (FBF), um trio feminino estará no comando do confronto entre Biritinga x Paulo Afonso. A árbitra central será Daniella Coutinho Pinto, e terá como assistentes Ana Paula de Jesus Silva e Sueli Ferreira da Silva.

Daniella, de 25 anos, é integrante do quadro principal da FBF e Aspirante FIFA. Tem quatro anos de experiência em Intermunicipal, já foi sete vezes reserva em jogos do Campeonato Baiano 1ª Divisão e já atuou duas vezes na Copa do Brasil feminina, tendo apitado Cresspom 1x6 Santos, em Brasília, na quinta-feira passada (11/08). Em setembro, fará teste para o quadro da Fifa.

Estudante de Ciências Contábeis e trabalhadora na área de logística, Daniella é de Feira de Santana, onde apita desde os 17 anos por influência do pai, o ex-árbitro Almir dos Santos Pinto. Atualmente reside em Salvador.

Outras atrações

Na partida entre as seleções de Alagoinha e Simões Filho, Érica Paula  de Jesus Purificação será a assistente número 2 na arbitragem conduzida por Álfio Pinto Neto.

No confronto entre as representações de Mata de São João e Araçás, o árbitro Anastácio da Silva Carvalho terá como assistentes Ivânia do Nascimento Lopes e Ana Conceição dos Santos.

Mônica Silva de Melo será a árbitra reserva na partida Itabuna x Ibicaraí, dirigida por Azoane Pereira Dias Júnior.

No confronto entre Itapitanga x Gongogi, a FBF escalou Milena Costa de Souza para ser uma das assistentes do central Edinaldo Vasconcelos Ribeiro.

Finalmente, Marcela de Jesus Venceslau será a árbitra reserva na partida entre Eunápolis x Porto Seguro, cuja direção estará a cargo de Luiz Adail Rossi.



Fonte: http://www.fbf.org.br/

Guilard Alves (Árbitro)


Sempre inovando, tanto em estrutura quanto na parte editorial, a Federação Bahiana de Futebol traz um novo formato de matéria, com linguagem diferenciada. Neste texto, estamos estreando uma série de perfis com profissionais e colaboradores do futebol baiano.

Começamos com Guilard Giulius Cícero Alves, 36 anos, que é formado em Administração e, quando escalado, árbitro nas competições da FBF. Seu primeiro nome é um sobrenome francês, o segundo é de grafia italiana. “São coisas que nossos pais fazem com a gente, né?”.

Formou-se pelo Sindicato Baiano de Árbitros em conjunto com o CEFET, em 2006, mas já era praticante desde os campeonatos de várzea. Jogava como goleiro, o juiz não apareceu e ele quis ver como se saía. Interessou-se pelo que foi descobrindo e pelas boas críticas. Trocou uma das profissões mais ingratas do futebol por outra, seu carma é agüentar a pressão da torcida.

Tendo apitado em todas as competições organizadas pela FBF, nesses cinco anos de arbitragem já participou de quatro edições do Campeonato Intermunicipal. Recentemente, na 3ª rodada, apitou o jogo entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (14/08), no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

Guilard fala da profissão com apreço. Foi ensinado a dar igual importância a um torneio de futebol de botão e a um jogo da 1ª Divisão do Baianão. Seu amor pelo futebol é tanto, que talvez seu nível de concentração tenha atingido um status sobrenatural.

Ele diz ser possível distinguir uma só voz num estádio cheio. Isso já lhe aconteceu num BA-VI, jura ele. Para dar um exemplo mais plausível – e não deixar a impressão de que é filiado a alguma federação futebolística de mutantes –, conta que certa vez uma torcedora comentava cada passo seu até o ponto que, em meio a 3 mil pessoas, ele se virou e a identificou de primeira. “Eu sabia que você ia olhar!” Não o estava paquerando, mas tentando desconcentrá-lo.

 
 Guilard (centro), apitando no Campeonato Baiano Infantil/Juvenil, no Barradão. (Acervo pessoal)

Deixando as brincadeiras de lado – quase impossível com um sujeito que mostra bom humor do início ao fim da conversa –, falamos sobre temas mais sérios, como o preenchimento da súmula. “Todo o meu trabalho dentro desses cinco anos pode ser arruinado por erros no preenchimento das súmulas”.

O modelo usado agora, diz ele, é “bem resumido, numa folha você já coloca tudo”, não tem de escrever o nome do jogador várias vezes a cada cartão dado, o que lhe fazia perder muito tempo após a partida.

A tendência é que seu trabalho continue a ficar cada vez mais prático e apresente menos chances de erros. “A Federação tem ajudado bastante no nosso trabalho. No campeonato feminino, foi a única federação cujos árbitros puderam trabalhar com comunicação a rádio, para fazer testes”.

Ele conta ainda que as constantes avaliações físicas da FBF, junto com as palestras e documentos com atualizações forçam os árbitros a buscarem melhorias, para continuarem sendo escalados e lembrados. “Você sabe que está indo bem na carreira quando é constantemente lembrado, quando é escalado para apitar as partidas. Até agora, acredito que tenho feito um bom trabalho, e é por isso que tenho sido lembrado”.


Fonte: http://www.fbf.org.br/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Confira escala de árbitros para 4ª rodada do Campeonato Intermunicipal





O Departamento de Árbitros da Federação Bahia de Futebol (Dearb) divulgou nesta quinta-feira (18/08) a escala de arbitragem para a 4ª rodada do Campeonato Intermunicipal 2011 (21/08).

O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim, solicita aos Srs. árbitros escalados que, ao tomarem conhecimento das suas escalas, imediatamente comuniquem-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448 e/ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala dos árbitros:




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Determinação na arbitragem



O árbitro (regra 05) é orientado e ensinado a aplicar as 17 regras que compõe a Carta Magna do futebol. O seu caminho e destino dentro do universo da arbitragem de futebol depende apenas da sua determinação para atingir o ponto máximo na carreira. A escola de arbitragem não ensina o caminho para o sucesso, porém sabe que este caminho será percorrido de acordo com sua determinação em alcançar o respeito e admiração da classe. Enquanto árbitro não entender que a sua carreira depende unicamente da determinação de um objetivo, não conseguirá construir absolutamente nada de positivo dentro da arbitragem.

Determinação é uma decisão firme, definitiva e irrevogável de um projeto, um objetivo ou um sonho que se persegue até a sua conquista final.
Para que essa determinação seja correspondida, o árbitro deve ter coragem e ser aplicado, disposto a se sacrificar para alcançar seus propósitos. Sacrifício de se ausentar do seio familiar aos fins de semana para cumprir uma escala.
A construção da nobre carreira com sucesso é algo muito concreto, que requer, além da conscientização, a mobilização de forças e de muita energia que devem ser desenvolvidas dentro e não fora de si. Todos querem ser um dia um árbitro do quadro internacional, porém poucos têm a determinação de se sacrificar em busca deste objetivo.
A determinação é mais do que vontade. Sem o desenvolvimento dessa qualidade o árbitro, não consegue absolutamente nada dentro universo da arbitragem. Ele deve desenvolver sua determinação a partir do desenvolvimento da convicção da necessidade de um trabalho em benefício da sua carreira. Deve estar determinado à mudança, custe o que custar. A partir disso deve partir para a ação. Primeiramente, ele deve se fazer algumas perguntas: O que devo fazer para que minha carreira na arbitragem mude verdadeiramente? Em que direção deve seguir? Do que devo deixar de lado para que essa determinação me dê os frutos que espero colher? Que tipo de orientação necessita?
É somente dessa forma que o árbitro poderá atingir o seu objetivo e não existe outra forma de se conseguir qualquer coisa na vida: consciência, ação e esforço de vontade. Sem a determinação, decididamente, não conseguirá construir um carreira de sucesso, pois o sucesso não cai do céu, e não é privilégio de apenas alguns. Mãos à obra, afinal, o sol nasce para todos...


Texto por Valter Ferreira Mariano


Confira os árbitros definidos para a 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal

O Departamento de Árbitros da FBF definiu nesta quinta-feira (11/08) a escala de arbitragem para a 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador - 2011.

O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim, solicita dos Srs. Árbitros Escalados que ao tomar conhecimento da sua escala, imediatamente comunicar-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448, e/ ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala dos árbitros:


Fonte: www.fbf.org.br/

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ANAF auxilia árbitros e assistentes nos retestes da CBF

Desde o início de 2011 a CA-CBF promove testes físicos por todo o Brasil para avaliar quem está apto a comandar partidas de competições nacionais - Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Os índices de aprovação são enormes, porém alguns árbitros e assistentes não puderam comparecer aos testes por motivos diversos ou não alcançaram as valias exigidas. Para estes são realizados retestes.
A nova prova gera um gasto extra a estes árbitros e assistentes, no entando a ANAF está ajudando a custeando os retestes da CBF. A entidade arca com as despesas que seriam divididas por quem necessita realizá-los a fim de obter índices para comandar as partidas do Campeonato Brasileiro em todas suas séries.
"Cabe a entidade auxiliar no que for possível seu quadro associativo. É importante este auxílio nos retestes, pois muitos árbitros e assistentes estavam lesionados ou em outros compromissos e não conseguiram realizar as provas da CBF", afirma Marco Antônio Martins, presidente da ANAF.







CA-CBF promove curso para aprimoramento dos árbitros de elite

A CA-CBF informa a realização do Curso Futuro III para Árbitros de Elite, no período de 12 a 17 de setembro de 2011, no Centro de Treinamentos "Almirante Heleno Nunes", em Teresópolis, com o objetivo de aprimorar, avaliar física e tecnicamente os participantes.

É necessário confirmar a participação no evento até o dia 12 de agosto, próxima sexta-feira.



Quem são os árbitros em atividade que mais atuaram na Série A

ANAF parabeniza os 11 árbitros com maior número de atuações na Série A em atividade. Na lista abaixo, Paulo César de Oliveira, com 241 partidas é o líder, seguido de perto pelo paranaense, de Londrina, Heber Roberto Lopes. Com a partida a ser realizada no final de semana, o catarinense Paulo Henrique de Godoy Bezerra completa 70 partidas na principal divisão nacional e junta-se a lista dos árbitros com maior número de partidas na Série A do Campeonato Brasileiro.


 




quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Confira os árbitros definidos para a 2ª rodada do Campeonato Intermunicipal

O Departamento de Árbitros da FBF definiu nesta quinta-feira (04/08) a escala de arbitragem para a 2ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador - 2011.

O Presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), Wilson Paim, solicita dos Srs. Árbitros Escalados que ao tomar conhecimento da sua escala, imediatamente comunicar-se com a FBF, através do telefone (71) 3321-0448, e/ ou e-mail (fbf@fbf.org.br) para confirmar presença.

Confira abaixo a escala dos árbitros:




Árbitros Escalados - Categoria Amador 



Fonte: www.fbf.org.br/

Alberto Helder: Arbitragem Brasileira em Alta

DIRETO DE PORTUGAL

Alberto Helder foi formador de um vasto número de árbitros lisboetas
02/AGO/2011


Pois é verdade que, recentemente, assim aconteceu e logo a nível internacional! Estar presente em três finais de competições de grande nível, é obra que não pode ser olvidada.
No mês de Junho, no dia 26 (domingo), LEANDRO PEDRO VUADEN (n. 29.06.1975), do Rio Grande do Sul, Árbitro FIFA desde 2009, esteve no Estádio Monumental de Lima, Peru, com 80.093 lugares, a dirigir o jogo final da Copa dos Libertadores, sub-20, dirimida entre as equipas do Club Universitário de Deportes (Peru) e Club Atlético Boca Juniors (Argentina), pendendo a vitória para o anfitrião, obtida através de pontapés a partir da marca de grande penalidade (4-2), já que o resultado final era de 1-1.
Na segunda final, a correspondente aos V Jogos Mundiais Militares, realizou-se no dia 23 de Julho de 2011, no Estádio Olímpico João Havelange (Rio de Janeiro), com capacidade de 46.931 lugares sentados, entre a Argélia e o Egipto (1-0), sob a direcção de MARCELO DE LIMA HENRIQUE (n. 26.08.1971), Árbitro FIFA desde 2008, tendo como auxiliares os Assistentes DIBERT PEDROSA MOISÉS (n. 03.06.1971), FIFA desde 2008, e RODRIGO PEREIRA JÓIA (n. 29.03.1980), FIFA desde 2011, todos do Rio de Janeiro. O 4º Árbitro foi desempenhado pelo surinamês Antonius Waldo Pinas (n. 12.01.1971), FIFA desde 2004.
Por último, a tão apetecida presença na partida derradeira da Copa América, a competição entre selecções nacionais mais antiga e credenciada do planeta, coube, por decisão do Comité de Arbitragem da CONMEBOL, a SÁLVIO SPÍNOLA FAGUNDES FILHO (n. 14.09.1968), de São Paulo, Árbitro FIFA desde 2005.
No dia 24 de Julho de 2011 (domingo), o Estádio Monumental António Vespucio Liberti, Buenos Aires (Argentina), com capacidade para 66.449 espectadores, recebeu as selecções do Uruguai e do Paraguai, que se defrontaram pela primeira vez numa final, jogo ganho pelos primeiros por 3-0.
Teve a auxiliá-lo o Assistente MÁRCIO EUSTÁQUIO SOUZA SANTIAGO (n. 07.03.1972), de Minas Gerais, FIFA desde 2009. Os restantes colegas de equipa foram os chilenos FRANCISCO ALEJANDRO MONDRIA CARVAJAL (n. 22.07.1972), FIFA desde 2008, e ENRIQUE ROBERTO OSSES ZENCOVICH (26.05.1974), FIFA desde 2005.
Ora bem, daqui se pode analisar a qualidade e a consideração que daí advém dos Árbitros brasileiros dados suficientes para brilharem em qualquer competição aquém e além fronteiras.
Contudo, aqui se realça o trabalho que a Comissão de Arbitragem da CBF-Confederação Brasileira de Futebol que não tem poupado esforços para que os seus filiados estejam continuamente em “forma”, com a realização de provas físicas, escritas e demais preparos, os quais têm que demonstrar estarem aptos para a função, altamente exigente em termos físicos e psicológicos, para além da necessária concentração que rondará ininterruptamente os patamares mais elevados, já que, nas inúmeras partidas a que são chamados a dirigir, os dirigentes, jogadores e torcedores querem incessantemente o melhor Árbitro para os seus jogos! Corresponder às expectativas é o objectivo principal.
Aqui expresso os parabéns a toda uma vasta equipa, especialmente àqueles que têm proporcionado condições para se atingirem estes êxitos, mas, muito especialmente aos actores principais do sector, do mais credenciado ao mais jovem na classe, com uma certeza: que se preparem com afinco, esmero e dedicação, aliás como têm sempre feito, pois mais sucessos estão chegando e as oportunidades não são para desperdiçar.
Finalmente: não basta saber que o Brasil é o único país no mundo do futebol que, num total de 208, tem o máximo de agentes registados na FIFA (40), nas três variantes: futebol, futsal e futebol de praia. Há que sentir, com estas nomeações (e actuações positivas), estar a provar o seu real e inequívoco valor, destacando a categoria, a aptidão, o carácter e a postura, atributos necessários a garantir um final feliz em qualquer competição de alto nível.
Aquele abraço do
Alberto Helder.


Nota do Editor: Alberto Helder Henrique dos Santos foi árbitro de futebol e de futsal em Portugal na década de 70. Como dirigente, atuou como formador e observador da Federação Portuguesa de Futebol e como chefe de serviços na APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol). Hoje, desempenha o cargo de membro do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa (criada em 23/9/1910)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Profissionalização Já!




O Projeto de Lei que visa profissionalizar os árbitros de futebol já passou por todas as Comissões e está pronto para votação em Plenário faltando apenas acordo entre os líderes para inclusão na pauta de votação.
As atividades de árbitro e assistente requer inúmeros cuidados e preparativos para comandar, dentro das quatro linhas, o maior esporte do mundo. O futebol atrai bilhões de torcedores, espectadores, imprensa e gera riqueza em todos os locais. No Brasil, apesar de tamanhã cobrança, a arbitragem não é profissionalizada. Isto pode mudar se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei Nº 6.467/2009 apensado ao PL 6405/2002 e finalmente reconhecer a função de árbitro de futebol como profissional.
A ANAF reitera sua posição de apoio a este Projeto de Lei e solicita aos parlamentares total atenção a ele. Sua aprovação modificará o esporte no cenário nacional agregando valências a todos os envolvidos: desde jogadores, a imprensa, dirigentes, arbitragem, etc. Exceto os árbitros, todos os mencionados já são profissionais e carregam consigo os benefícios deste reconhecimento.
"Já passou da hora de nossos políticos regulamentarem a profissão de árbitro no Brasil. É uma vergonha exigir tanto, cobrar quaisquer marcações duvidosas sem dar o mínimo de condições a quem sequer é reconhecido", afirma Marco Antonio Martins. O presidente da entidade ainda apela aos demais sindicatos que pressionem os parlamentares de seus estados para aprovar esta Lei. "Sozinhos não iremos conseguir nada, é preciso união de toda a categoria em torno desta causa, pois assim todos serão contemplados," ratificou.
Sob o lema: "Profissionalização Já!", a ANAF constantemente baterá nesta tecla e cobrará dos responsáveis a regulamentação da profissão.


Fonte: www.anaf.com.br

Assistente Baiano e convocado para o Mundial FIFA Sub 20 na Colômbia

A Diretoria do Sinbaf parabeniza o árbitro assistente (FIFA/BA) Alessandro Álvaro Rocha Matos, por sua convocação para o Mundial FIFA SUB-20 – Colômbia 2011.
 
Alessandro irá atuar durante toda a competição, e ficará a disposição da FIFA entre os dias, 20 de julho à 21 de agosto, em Bogota, Colômbia.


Parabéns e boa sorte.